quarta-feira, 17 de outubro de 2012

GamingBrasil



Nesse post eu vou falar de uma das lembranças mais felizes da minha infancia, esse símbolo aí em cima é um dos meus orgulhos, um dos motivos que me deixam alegre de ter vivido bastante. Umas das coisas que me fazem capaz de dizer:
"Caramba... Minha infância realmente valeu a pena"

Agora eu vou explicar essa historia pra vocês:


Quando eu era criança o meu sonho na verdade não era necessariamente ser um desenhista e ponto final. Na verdade acho que eu tinha a idéia que os desenhos me auxiliariam em um sonho mais louco, ser criador de jogos

Nessa onda, acabei aprendendo um monte de coisas antes de terminar a 4° série:
Animação com o Flash (isso acho que foi na 1° ou 2° série, na época era o Flash 5), um pouco de modelagem tridimensional (mesmo assim, o meu talento naquilo era quase nulo), criação de sites... Mas ainda nada de criação de jogos, afinal o meu ponto fraco era não saber programação

Aí acho que foi no fliperama que eu fui querer abaixar um jogo que parecia ser do Sonic, e na verdade era o Neo Sonic Universe.
E quando eu abri o jogo, apareciu aquela logo lá de cima, minha reação foi tipo assim: "pera aí!? Deixa eu entrar nesse link"

Então descobri o site...
Naquele tempo.. Que eu tinha internet de brinquedo........

Aliás... Naquele tempo eu acho que essa coisa de jogos era bem diferente, pelo menos a forma como eu acompanhava. Havia muito dos jogos amadores ou aqueles sem ajuda de grande produtoras, digo exatamente dos jogos mais ou menos do tipo que vem nessas revistas
Eles era quase sempre de graça, um site que eu me lembro era a Banana Games
E a mini-clip era bem diferente...
Acho que isso mexeu de uma forma muito forte as pessoas que conseguiram acompanhar aquilo

--------------------------------
Sim! Eu acho que eu já sou de uma geração diferente da de hoje! Vivi nos anos 90 bitch!!!
Pra mim foi uma das décadas mais memoráveis
Tiveram os melhores animes (e os mais bem feitos!). Teve o Super Nintendo, PlayStation, Nintendo 64

POWER RANGERS!!!

Quase todos os melhores filmes que já vi
Além de que as minhas musicas favoritas são dos anos 90....

E mais um canal define tudo.... FOX KIDS!!!

acho que só estávamos limitados a tecnologia de nosso tempo. Sinto pena de quem perdeu tudo isso, pelo menos eu vejo isso no meu irmão mais novo. Apenas fica na TV o dia todo... E quando não é isso é no YouTube (obviamente ele vai rolando >:T)
(Ficar parado me dá agonia!)
(E sim, eu sei que tô falando que nem velho..)

O que veio com essa geração pra mim? Um número gigantesco de trolls e floods (já tinha antes, mas poxa... Apareceram tantos mais ô_ô)


Pequenininhos... Não me matem de vergonha
---------------------------------
Voltandooooo

A GamingBrasil foi um site criado por Alexandre Martins, ou apenas @lex. Antes de fazer essa postagem, eu quis primeiro entrar em contato com o próprio Alexandre, tipo pra tirar umas duvidas e o cara foi super bacana! Eu pensava até que ele não ia responder (wooow wooow yeeah yeeeah! Uhuuuul!!)
por isso o desenho feíssimo do sapato que ninguém tinha entendido:


depois de perguntar ele falou que hoje está trabalhando no OpenSurge, um jogo baseado em Sonic só que OpenSource. O Ultimo que eu sabia que ele tinha trabalhado era o OpenSonic, então acho que foi um pouco antes (eu acho que ele gosta bastante de Sonic viu uahahahaha)

voltando de nooooooovo
durante 2001 a 2007 o site recebeu mais de um milhão e meio de acessos, com milhares de views por dia e apesar dele não existir mais, ainda é possível ver como ele era através do Internet Archive (dica do próprio @lex). O archive.org é um site que tem como objetivo guardar todo conhecimento humano, mas acaba também servindo como uma espécie de máquina do tempo, "batendo fotos" dos sites da internet.

Através dele muita gente conseguiu ficar mais perto de realizar o sonho de fazer seu próprio jogo!
Jogos como BraSonic, pra quem não conhece aí vai em baixo as imagens dele





Eu ri muito a primeira vez que vi, idéia bem engraçada. Inclusive o desenvolvedor está trabalhando na continuação do jogo (eu não sabia dessa!), apesar de estar caminhando um pouco devagar, eu vi e achei muito bom! Vai ter bastante coisa mesmo
(e teve muito mais jogos, só que eu não consigo lembrar agora..)

Eu lembro que desde aquele tempo eu queria fazer do um fan-Game do Megaman....
nunca consegui terminar algum jogo, mas fiz fases muito legais junto com o meu irmão (ele realmente ERA melhor em fazer fases do que eu, então eu tratava de toda a mecânica)
Só recentemente quando eu aprendi XNA eu pudi voltar a brincar de fazer jogos (que por sinal eu gostei da linguagem, muito fácil)

E por que site fechou se era tão bom?
eu era muito novo e não sabia direto até o momento que estava escrevendo essa postagem
fui dar olhar através do Internet Archive a mensagem que estava quando o site foi fechado. Eu me desmontei no primeiro momento depois de ler aquele texto (toooodo o texto, e é bem grande, mas não chegou a ser chato)
numa das fases finais do site, o forum acabou virando um ringue de luta, as pessoas tinham se tornado totalmente brutas. Acho que a pior história foi mesmo a do garoto que só tinha dado a ideia de um fangame, e já tinha entrado na lista (não oficial obviamente) dos piores jogos da GB
parecia que a situação já tinha se tornado insuportável

Minha opinião sobre isso? Acho que que a internet perdeu um site fantástico. Poxa… Eu realmente dei valor pra aquilo. Existe sempre aqueles que criticam, mas acho que pra poder criticar alguém, você tem que ser melhor que essa pessoa.

Mas é exatamente como o @lex falou no texto de esclarecimento, vou tentar fazer uma síntese aqui:
"quando você se oferece para as pessoas sem ganhar nada em troca, não se está valorizando o próprio trabalho (...) Se nem vocês dão valor ao próprio trabalho, esperam que os outros dêem?"

enquanto você trabalha de graça, ninguém (ou quase ninguém) vai ver o valor do seu esforço
deu pra levar várias lições daquilo

então decidi me esforçar mais no meu blog ou em todas as outras coisas que eu venha mostrar a vocês, não sei porque, mas isso me motivou a melhorar mais nisso

acho que também foi o post mais longo que eu já fiz, mas é isso pessoal
até a próxima!



13 comentários:

  1. Mas ai cara.Onde que tem um sapato naquele desenho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu que te pergunto, eu também não vi
      Mas a pessoa não tinha entendido o desenho. =|

      Excluir
  2. ESTOU ME SENTINDO ALTAMENTE IDOSA AQUI após ler esse blog.
    Epa. Conta errada. HAUSHAS
    - k.aki

    ResponderExcluir
  3. ótimo post!

    também frequentei bastante o Gaming Brasil, até que ele ficou de vez e deixou saudades.

    ResponderExcluir
  4. wooooow!
    que legal você comentar aqui XD

    eu vou dar um jeito desse post ficar no hall da fama do blog e eu vou atualizar ele ou continuar falando sobre o tema, tem muita coisa legal que aconteceu que eu acho que não falei

    ResponderExcluir
  5. CARACA VÉI!!!! (sim, mereceu o caps)

    A sua história é, tipo, igual a minha. Da mesma forma que você, eu também conheci a Gaming Brasil a partir do Neo Sonic Universe no final da quarta série e desde então o meu sonho se tornou ser um desenvolvedor de jogos profissional. Já vou até fazer faculdade de Jogos Digitais em função do sonhou que nasceu na Gaming Brasil.

    Tipo, lembro do Brasonic, lembro dos tutoriais de Multimedia Fusion, lembro de toda uma comunidade que fez de mim uma criança feliz xD Lembro também que quando o @lex postou que o site ia acabar eu me desesperei quase, a minha rotina era todo final de semana acessar a GB (por causa da internet discada), procurar tutoriais e sprites e passar o resto da semana trabalhando nos meus fangames (pena que perdi todos quando formataram meu pc).

    Coincidencia ou não, agora eu estou tentando aprender a usar XNA e eu também desenho. E desculpe pelo comentário exagerado, eu sempre reajo assim quando lembro da GB xD

    ResponderExcluir
  6. cara, quando eu vi esse BRASONIC eu me lembrei que quando era criança eu desenhava fases do sonic num caderno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quando eu era menor eu era muito viciado no Sonic XP
      pesquisava os jogos, as HQs antigas e naquele tempo a internet era mais precária quanto aos materiais disponíveis u.u
      infâcia bem divertida XP

      Excluir
  7. Nooossa, como eu to velho!!!, estava procurando o Neo Sonic, só que eu não lembrava o nome, até que resolvi procurar a Gaming Brasil, e vim parar aqui, nossa hj faz tanta falta aquele site :(, aprendi muitas coisas com ele, mais ta de parabéns FeWiip pelo post!!!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Wow, isto já foi há buédes tempo man... ainda era um pirralhito e andava no Gaming Brasil como se não fosse nada, loool! Site fantástico, mesmo... nunca encontrei nada parecido depois de fechar - houve umas tentativas de ressuscitar a comunidade, mas foi tudo em vão...

    Saudades :<

    ResponderExcluir